Instrutor da SWAT e fundador do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (CATI), o capixaba Marcos Do Val roda o mundo para coordenar e dirigir treinamentos para forças de segurança em vários países. Do alto de sua experiência, revela que o Estande de Tiro do Sindicato dos Servidores Policiais Civis do Estado do Espírito Santo (Sindipol/ES), localizado na Rodovia do Contorno, na Serra, é um dos melhores do Brasil e fica à frente dos de vários países da Europa.

Marcos Do Val será destaque do Programa da Sabrina, do dia 2 de abril, na Rede Record. Para isso, ele esteve com a apresentadora, na última quinta-feira (17/03), no Clube de Tiro do Sindipol, para gravar cenas que mostram como é o dia a dia de um policial brasileiro:

“Posso garantir que o Clube de Tiro do Sindipol é um dos mais bem estruturados do Brasil. Nem na França, um país que sempre se preocupou com a segurança – preocupação esta que aumentou depois dos atentados terroristas do ano passado –, vi algo igual. Ele fica à frente de muitos países europeus. O Clube de Tiro  do Sindipol é muito parecido como padrão americano”, pontua Marcos Do Val.

Segundo ele, a limpeza do gramado, a excelência da organização e a preocupação constante com a segurança, facilitam ao cumprimento de procedimentos e regras por parte de instrutores e de quem utiliza a área do Sindipol para treinamento. “É um ambiente propício para se seguir regras, que garantem a segurança”, disse Marcos Do Val.

Além de dar instrução para policiais mundo afora, Marcos Do Val passou a se dedicar também a dar  palestras. Ele tem sido convidado por empresas para mostrar aos executivos e demais funcionários como vencer na vida e conquistar o mundo, apesar das dificuldades. “Tenho sido convidado para dar palestras motivacionais”, explica o instrutor da SWAT.

Marcos Do Val é o convidado de Sabrina para o programa que a ‘Japa’ vai comemorar seus dois anos na Rede Record. É o programa de número 100, que vai ao ar no dia 2 de abril. “A Sabrina lembrou que, quando estava no Pânico, ela havia me entrevistado  para falar do CATI e disse que a entrevista fez um grande sucesso. Desta vez, ela me convidou para falar do dia a dia do treinamento dos policiais. Sugeri, então, que a gravação fosse na área do Estande de Tiro do Sindipol. A própria Sabrina participou dos treinamentos, como rapel e outros procedimentos e pôde constatar como é difícil o cotidiano dos policiais brasileiros. Durante as filmagens, ela vai relatando essas dificuldades”, conta Marcos Do Val.

*Matéria publicada no Blog do Elimar Côrtes

Governo anuncia pagamento dos servidores para o dia 24/02 (sexta - feira)

CONVÊNIOS

Rua Alberto do Oliveira Santos, nº 42, Ed. Ames, Salas 1805 a 1809, Centro Vitória, ES. CEP 29010-901. Tel. (27) 3223-1844